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28/01/2021

autor: Gustavo Goulart - Empreendedor

Mídias Sociais

Qual a importância de se posicionar nas mídias sociais?

midias sociais

O pote de ouro não está no fim do arco-íris, mas pode estar nas mídias digitais!

2020 foi um ano extremamente desafiador para os negócios. Ainda assim, muitos negócios se destacaram e performaram um ano excelente, mas... COMO ISSO FOI POSSÍVEL?

O mundo gira, a sociedade evolui e novas culturas surgem, quase sempre, trazendo um novo horizonte a ser explorado. Nesse processo evolutivo, a última grande onda foi o surgimento de redes sociais que alteraram culturas enraizadas, principalmente a de impessoalidade de quem gera e quem consome determinado conteúdo.

Por isso a partir de 2020, um ano marcado pelo distanciamento social, se tornou imprescindível o posicionamento nas mídias digitais e, cada vez mais, essas plataformas têm servido de trampolim para o desenvolvimento de negócios, seja qual for a natureza do produto/serviço ofertado. Essas plataformas acabam com as fronteiras físicas e levam o seu negócio ao conhecimento do grande público e, uma vez isso feito, traz muitas novas oportunidades de explorar toda essa nova audiência, sobretudo, esse seu novo mercado.

Mas o posicionamento nas mídias não é – ou não deve ser – como um anúncio comercial que simplesmente objetiva a venda. Esses novos canais devem informar, explorar o posicionamento da marca, a evolução do negócio, o potencial do portfólio e o mais importante: dar voz ao seu mercado consumidor. As mídias digitais possibilitam, sim, um contato próximo entre fornecedor e cliente e, dado o tamanho da amplitude de mercado a explorar, pode servir como um canal de desenvolvimento de novos negócios, que incorpora vendas e, também, expande portfólio para o seu negócio.

E como tudo no mundo dos negócios, integrar as mídias também exige um prévio planejamento. Mas... como eu faço isso se tornar uma realidade para o meu negócio?

Primeiro é muito importante definir uma persona, ou seja, com base no seu público alvo, qual a identidade que quer ver representar o seu negócio? Para auxilia-lo nessa construção, pense como seria esse personagem, se ele veste um traje formal ou mais casual, se utiliza de um tom de voz tranquilo ou mais enérgico, se utiliza de vocabulário formal, técnico ou casual. Neste processo, naturalmente, você vai se ver interagindo com seus principais clientes e tomando desses casos de sucesso para estabelecer o modelo ideal de comunicação.

Definidos, persona e tom de voz, agora você pode se concentrar nos conteúdos de apresentação do seu negócio, contando sobre a empresa e toda a evolução do negócio, assim como o portfólio de produtos e serviços. Fica aqui mais uma dica: elabore o conteúdo em versões resumidas, quando o intuito for apenas aguçar a curiosidade do público alvo, e versões detalhadas, para aplicar conforme a necessidade de aprofundar em determinado tema de interesse.

Na próxima etapa é preciso definir qual a estratégia de atuação nas mídias, ou seja, se o intuito é apenas informar sobre o negócio e novidades – e a partir deste reagir ao contato de interessados, ou, se mais do que informar, a empresa atuará ativamente nas plataformas digitais para a captação de potenciais clientes. A definição desta estratégia de marketing pode impactar nas plataformas a utilizar (Linkedin, Instagram Facebook e outros) a periodicidade de suas publicações, bem como o teor deste conteúdo. De qualquer forma, a definição por uma estratégia, ou outra, pode ser testada, em períodos diferentes, para que você consiga avaliar os resultados alcançados com cada uma delas e, a partir daí, aplicar conforme o objetivo principal do plano de negócio, por exemplo, aumentar a carteira de clientes ou engajar a marca atrelada a conteúdo técnico.

Por último e não menos importante – eu, particularmente, considero este o mais importante – as plataformas digitais podem ser utilizadas como um canal de comunicação com clientes e potenciais, trazendo de forma sutil e espontânea a impressão do público alvo pelas ações e ofertas da sua empresa, assim como, amplia a sua rede de conexão e te alça a outros mercados ou, a mercados de necessidades complementares ao que seu negócio oferta.

Se todos estão lá, você – e o seu negócio – também deve estar!

Bons negócios!!

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