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Confira nossas dicas e descubra como aumentar as suas vendas

23/01/2021

autor: Renata Marques - Strategy & Consumer Insights

Mídias Sociais

Impulsionar as vendas no facebook, Instagram e Google Ads?

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A importância do digital já não é mais segredo para a grande maioria, principalmente para aqueles que possuem o seu próprio negócio e querem usar esse canal para alavancar ainda mais suas vendas. Só no primeiro semestre de 2020 o faturamento do online cresceu 47%, totalizando 38,8 bilhões de reais, segundo uma pesquisa conduzida pela Nielsen/Ebit que declara que esse aumento do e-commerce foi o maior dos últimos 20 anos.

É claro que esse crescimento foi totalmente influenciado pelo cenário pandêmico que o mundo passou em 2020, mas também indica uma tendência de que realmente o universo digital estará cada vez mais presente na casa e na realidade dos brasileiros - seja para pedir comida, fazer compras, chamar um táxi.

A teoria do crescimento digital é sedutora e as possibilidades são infinitas, mas como fazer tudo isso acontecer na prática? São diferentes plataformas, ferramentas, públicos, audiências e métricas - um universo totalmente novo e diferente para quem acabou de descobrir essa porta para fazer negócio. Embora tudo nesse universo seja uma sopa de letrinhas com uma linguagem difícil de se familiarizar, a ideia desse artigo é te dar algumas dicas de como começar.

#1. CONHEÇA O SEU PÚBLICO.
Antes de desenhar estratégias de como impulsionar suas vendas, você sabe exatamente para quem você está vendendo? Quem consome seu produto ou seu serviço é, de fato, quem você precisa conhecer. Idade, cidade, gostos, hábitos, jornada de compra - toda e qualquer informação sobre o seu público é o primeiro passo para setar a sua audiência em qualquer plataforma de vendas digital.

#2. ENTENDA O PERFIL DE CADA PLATAFORMA.
Embora todas as plataformas digitais pareçam bem parecidas, a fórmula de sucesso de cada uma delas é bem diferente. Entender exatamente os hábitos de consumo do seu público no Facebook, Instagram e Google são essenciais para definir qual o tipo de conteúdo e anúncio mais atrai a sua audiência em cada uma dessas plataformas.

O mesmo consumidor pode entrar no Instagram para se inspirar em viagens e restaurantes, usar o Facebook para interagir nos grupos que ele mais se identifica e usar o Google para responder uma dúvida específica - ou seja, os seus anúncios precisam ser pensados e segmentados de acordo com o momento do seu consumidor para gerarem um resultado realmente eficaz.

#3. TENHA KPIS DE SUCESSO BEM DEFINIDOS.
O ponteiro de vendas vai ser sempre o objetivo final de qualquer anúncio que você divulgue em qualquer uma dessas plataformas. No entanto, existem outros indicadores que podem te ajudar a mensurar o sucesso e a adesão de cada conteúdo, trazendo uma visão complementar ao resultado de vendas.

Taxa de cliques, tráfego para o site, impactos totais - existem diferentes KPIS que podem indicar o quanto a sua audiência está gostando, ou não, do que você está divulgando. Nesse caso, não existe KPI certo ou errado - existe a métrica que melhor responde ao seu objetivo de negócio. Se você quer vender um determinado produto online, talvez seja interessante mensurar a quantidade de cliques que os seus anúncios estão gerando VS o tamanho da audiência que você impactou. Esse tipo de análise pode te trazer diferentes cenários, como: talvez a sua segmentação de público não seja a ideal, ou seu site esteja demorando muito para carregar, ou a mensagem do seu anúncio não seja atrativa o suficiente.

#4. MONITORE E MENSURE O TEMPO TODO.
Não adianta nada ter uma lista de KPIS bem definidos se você não mensurá-los de maneira constante. Esse é um trabalho que exige dedicação quase diária - entender se as suas métricas estão performando da maneira que você esperava é essencial para propor melhorias e fazer ajustes dentro de cada plataforma de maneira rápida, ágil e que gere os resultados que você tanto espera.

Nada aqui está escrito na pedra. Nada de "to do's" obrigatórios. São só alguns macetes que podem te ajudar a entrar nesse universo e impulsionar suas vendas de maneira mais estratégica, consciente e ágil. Afinal, se o digital é um grande "test & learn", estamos aqui aprendendo diariamente como transformar diferentes objetivos em resultados concretos para o nosso negócio.

Até a próxima.

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